Uma História da Tatuagem no Brasil, da historiadora Silvana Jeha, é o mais ambicioso livro sobre o tema já publicado no Brasil. A autora passou anos realizando uma profunda pesquisa nos arquivos do Carandirú, na Biblioteca Nacional, em registros da Marinha e na literatura de Machado de Assis, João do Rio, Plínio Marcos e outros.
O resultado abarca dois séculos e é um retrato do Brasil de marinheiros, prostitutas, escravizados, soldados rasos, criminosos, imigrantes e gente à margem da história oficial do país. Na pele dos tatuados, mapas que levam aos piratas, às cruzadas, à magia mediterrnea e a tradições que aportam no Brasil vindas da Síria, da Itália, de Angola, do Japão, da Dinamarca, da Oceania e tantos outros lugares.
A autora junta o rigor acadêmico com um texto fluído, apaixonado, ao mesmo tempo divertido e erudito. Uma História da Tatuagem no Brasil é uma leitura deliciosa mesmo para quem não é especialmente interessado no tema.
O livro traz uma rico e surpreendente material iconográfico, quase todo inédito. E o projeto gráfico é da Casa Rex, um dos mais premiados escritórios de design gráfico do Brasil.